10 Anos do grupo linha de estudos e pesquisas em educação física, esporte e lazer na ufpa: contribuições à formação profissional
Por Joselene Ferreira Mota (Autor), Zaira Valeska Dantas Da Fonseca (Autor), Dalva De Cássia Sampaio Dos Santos (Autor), Ney Ferreira França (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Os desafios postos à consolidação dos trabalhos de grupos de pesquisa na região Norte do Brasil são inúmeros. Isto porquê a relação ensino-pesquisa nas universidades públicas brasileiras tem estreita relação com programas de pós-graduação, que por sua vez foram concentrados por um longo período na região sudeste (SGUISSARDI, 2009). Tal ausência de programas de pós-graduação relacionados à educação, reconhecidos pela CAPES, que alavancassem a criação e/ou fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades perdurou, no estado Pará, até o ano de 2003 quando o Curso de Mestrado em Educação da UFPA é reconhecido. Porém, com limitações, à época, para ingresso de pesquisadores do campo da Educação Física. As implicações dessa situação impactaram diretamente a formação continuada de professores e a formação de pesquisadores, pois, para alcançar esse patamar, até esse período, era necessário o deslocamento para instituições localizadas em outros estados brasileiros. Desse modo, a constituição de grupos de pesquisa próprios dos estudos relacionados à educação física foi bastante limitada na primeira década dos anos 2000, no estado do Pará. Este relato de experiência aborda a construção do Grupo Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer na Universidade Federal do Pará – LEPEL/UFPA em um contexto de mudanças nas universidades brasileiras e em uma realidade de muito distanciamento das condições efetivas para o exercício do tripé ensino-pesquisa-extensão. O texto objetiva descrever o percurso adotado pelos sujeitos, professores e estudantes, para sedimentação do grupo. Assim como, destaca as principais ações realizadas com vistas à contribuir com a formação profissional em Educação Física a partir da matriz teórica marxista, com o fortalecimento da concepção de que a formação em Educação Física não deveria ser fragmentada e de um projeto emancipador de educação escolar para a classe trabalhadora.