Resumo

Os desafios postos à consolidação dos trabalhos de grupos de pesquisa na região Norte do Brasil são inúmeros. Isto porquê a relação ensino-pesquisa nas universidades públicas brasileiras tem estreita relação com programas de pós-graduação, que por sua vez foram concentrados por um longo período na região sudeste (SGUISSARDI, 2009). Tal ausência de programas de pós-graduação relacionados à educação, reconhecidos pela CAPES, que alavancassem a criação e/ou fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades perdurou, no estado Pará, até o ano de 2003 quando o Curso de Mestrado em Educação da UFPA é reconhecido. Porém, com limitações, à época, para ingresso de pesquisadores do campo da Educação Física. As implicações dessa situação impactaram diretamente a formação continuada de professores e a formação de pesquisadores, pois, para alcançar esse patamar, até esse período, era necessário o deslocamento para instituições localizadas em outros estados brasileiros. Desse modo, a constituição de grupos de pesquisa próprios dos estudos relacionados à educação física foi bastante limitada na primeira década dos anos 2000, no estado do Pará. Este relato de experiência aborda a construção do Grupo Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer na Universidade Federal do Pará – LEPEL/UFPA em um contexto de mudanças nas universidades brasileiras e em uma realidade de muito distanciamento das condições efetivas para o exercício do tripé ensino-pesquisa-extensão. O texto objetiva descrever o percurso adotado pelos sujeitos, professores e estudantes, para sedimentação do grupo. Assim como, destaca as principais ações realizadas com vistas à contribuir com a formação profissional em Educação Física a partir da matriz teórica marxista, com o fortalecimento da concepção de que a formação em Educação Física não deveria ser fragmentada e de um projeto emancipador de educação escolar para a classe trabalhadora.

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