Resumo

Depois que o médico der sinal verde e liberar você para a pista, observe os seguintes cuidados:

1 De início, não force o ritmo. Piques violentos são proibidos.

2 Iniciantes de vida sedentária devem correr no máximo três vezes por semana.

3 Se você tem mais de 30 anos, passe no mínimo seis semanas andando antes de começar a correr.

4 Nunca se esforce inutilmente. Diminua o ritmo se estiver ofegante. A respiração precisa ser normal, realizada pelo nariz e boca. Quanto mais ar penetrar nos pulmões, melhor a eliminação do gás carbônico.

5 Antes de correr, é essencial preparar-se durante alguns minutos, fazendo exercícios de aquecimento.

6 Além de correr, você deve praticar exercícios de flexibilidade, que ajudam a prevenir problemas musculares. O ideal é programar essas atividades com o professor.

7 Nos dias em que for correr,evite refeições pesadas. Mas reponha líquido adequadamente, de preferência suco de laranja, que restabelece os níveis de potássio.

8 De manhã, antes de correr, faça uma refeição frugal, leve, mas rica em líquidos e carboidratos. Não siga nenhum regime sem orientação médica. E atenção: quando se pratica a corrida, perder peso bruscamente pode ser sinal de que algo não vai bem.

9 Tome muita água antes de correr. E, se sentir sede durante a corrida, pare e beba água.

10 Jamais corra em. áreas movimentadas ou muito poluídas. Os locais indicados são parques e bosques, onde há mais oxigênio.

11 lA pele deve ficar livre, a fim de eliminar impurezas — não use maquilagem. A perda de gorduras ocorre interiormente e não em função de roupas sobre a pele. Nunca use agasalhos de náilon ou plástico, podem pois provocar intermação: a temperatura interna do corpo sobe a mais de 37 graus, provocando uma agressão térmica ao organismo.

12 No verão, use apenas shorts, camisetas sem mangas, meias e tênis.

13 O tênis deve ser apropriado: calcanhar alto e reforçado para evitar problemas de pés , coluna, tornozelo, joelhos e quadris.

14 Se você é mulher, use um sutiã com modelo específico para a prática de esportes.

15 Ainda para mulheres: se você tiver disposição, pode correr quando estiver menstruada.

16 O jogging não é atividade para crianças. Antes da adolescência, só se permite corrida em brincadeira de pega-pega e peladas de futebol. O esforço de músculos, tendões e articulações nas corridas de longa distância pode ser prejudicial à garotada. 

Arquivo