20 Sessões de Treinamento Podem Causar Efeitos Positivos à Técnica e Velocidade da Marcha Atlética em Jovens Atletas de Atletismo?
Por Danilo Leonel Alves (Autor), Ramon Cruz (Autor), Jefferson Verbena de Freitas (Autor), Jorge Roberto Perrout de Lima (Autor), Fernando Roberto De-oliveira (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a técnica de execução e o pico de velocidade após sessões de treinamento de marcha atlética. Participaram 13 sujeitos (12,46 ±1,61 anos; 44,29 ± 10,25 kg; 156,93 ± 12,03 cm; 24,39 ± 7,59 % G), todos iniciantes na prova. Após os procedimentos iniciais, os avaliados foram submetidos ao teste progressivo de marcha atlética (TPMA), seguido de 20 sessões de treinamento específico da prova, e novamente ao TPMA. Como resultados, observamos que os atletas melhoraram a técnica de execução da marcha atlética e o pico de velocidade atingido após o treinamento, porém este último resultado não foi significativo (p= 0,33). Concluímos que o treinamento aprimora a técnica da marcha atlética, sendo este fator determinante para o sucesso na prova.