Resumo

Introdução: No início de janeiro de 2020, surgiram notícias difusas a respeito de uma nova doença, que logo se transformou em pandemia.
Objetivo: Examinar o desenrolar histórico desse agravo à saúde e identificar possíveis efeitos sobre a prática de atividade física.
Métodos: Foi feita busca nos termos “CoViD-19 or SARS-Cov2 or coronavirus” “WHO” “2020” compuseram o estudo artigos científicos, recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e notícias de jornais.
Resultados e Discussão: Os primeiros meses do ano configuraram-se em um período de grande apreensão, face ao enfrentamento da nova, e potencialmente mortal, doença. Com o desenvolvimento do conhecimento clínico e experimental, os mecanismos da doença foram sendo desvendados e as formas de tratar/prevenir a CoViD-19 foram sendo estabelecidas. Recomendações da OMS quanto ao uso de máscaras de proteção durante a prática de atividade física foram identificadas.
Conclusão: As consequências da pandemia atingiram todos os setores da vida humana, afetando a produtividade. É provável que a prevalência de sedentarismo tenha aumentado em todas as partes do globo, porém, os impactos sobre a prática de atividade física, cujos benefícios à saúde são bem estabelecidos na literatura, ainda não foram examinados.

Acessar