Resumo

Até o início dos anos 90, a Educação Física Brasileira não tinha como destaque a área de Atividade Física Relacionada à Saúde. A educação física escolar, o treino esportivo e o fitness das academias de ginástica eram as áreas acadêmicas e de atuação profissional que predominavam. Iniciativas pontuais nos anos 80 haviam inserido o tema aptidão física relacionada à saúde nas discussões e publicações da área1,2 – foi o início de um processo evolutivo inédito para a Educação Física brasileira. Evidências de estudos epidemiológicos levaram, então, à mudança do foco no produto (aptidão física) para o processo (atividade física) na relação com saúde, mortalidade e expectativa de vida. No Brasil, a resposta da co-munidade acadêmica foi rápida, acompanhando essas tendências dos gran-des centros de pesquisa em atividade física e saúde, com a criação de grupos de pesquisa e áreas de formação na pós-graduação, a realização de eventos e publicações focadas nesta área específica (teses e dissertações, livros, revistas especializadas e anais de congressos).

Referências

Barbanti VJ. Aptidão Física Relacionada à saúde - Manual de testes. Brasilia: SEED - MEC, 1983. v. 1. 32p.

Nahas MV. Knowledge and Attitudes of Low-Fit College Students Following a Short-Term Health Fitness Course [Tese de Doutorado]. University of Southern California; 1985.

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