3 requisitos básicos para intervenção do professor de educação física para o aluno com deficiência visual

Parte de Recursos e estratégias para o ensino do aluno com deficiência visual na atividade física adaptada . páginas 19

Resumo

Objetivo Geral - possibilitar o conhecimento das formas de abordar, cuidados na preparação de programas e formação de turmas, para o ingresso dos alunos na atividade, e os requisitos. 3.1.1 Como abordar e incluir o aluno na atividade? 1. Buscar informações relativas à anamnese médica, social, psicológica, familiar e acadêmica de seu aluno, como parâmetros básicos sem, portanto, limitá-lo a um prognóstico final. 2. Conferir com a equipe de profissionais envolvida (terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo, oftalmologista, ortoptista, entre outros) com alunos com baixa visão e propensos a deslocamento de retina e outras possíveis deficiências, como glaucoma, as específicas considerações e contraindicações, de modo a impedir que sejam submetidos a exercícios nos quais haja possibilidade de traumatismo na cabeça, por exemplo, boladas na cabeça, combates, choques na borda da piscina, mergulho subaquático e o uso concomitante de colírio, ginástica artística (restrições a deficiências oftalmológicas – aumento da pressão ocular).