30 anos de Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – A mensagem dos presidentes e das presidentas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde
Por Markus Vinícius Nahas (Autor), Dartagnan Pinto Guedes (Autor), Pedro Curi Hallal (Autor), Mauro Virgílio Gomes de Barros (Autor), Alex Antônio Florindo (Autor), Maria Cecília Marinho Tenório (Autor), Christianne de Faria Coelho-Ravagnani (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 30, 2025.
Resumo
A década de 90 foi marcante para a consolidação da área de Atividade Física e Saúde. As publicações em periódicos e anais de eventos científicos acumulavam evidências da concreta associação entre a prática de ativida-des físicas e as condições de saúde/doença e longevidade. Tais evidências fundamentavam políticas pioneiras de promoção de estilos de vida ativos em todas as faixas etárias. Ampliava-se a relação exercício físico-doença para atividade física-saúde/bem-estar, com mudanças significativas nas re-comendações para a prática regular. A Educação Física brasileira acompanhou muito bem esse processo de transição a partir das evidências mais recentes. A oferta de cursos de Es-pecialização em Atividade Física e Saúde e a criação de disciplinas espe-cíficas nos cursos de graduação foram paralelas ao surgimento de grupos de pesquisa – como o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde NuPAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1991. Em 1996 foi criado o primeiro Mes-trado Acadêmico com área de concentração em Ativi-dade Física e Saúde (UFSC) e, em 1997, o Conselho Nacional de Saúde incluiu a Educação Física no rol de Profissões da Saúde. No mesmo ano foi realizado o primeiro Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde em Florianópolis-Santa Catarina.