Integra

A atividade física é um comportamento presente nas diversas dimensões da vida humana, com características biológicas e socioculturais, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento e a boa condição de saúde, em todas idades. Trata-se de um conceito claro, preciso e abrangente, com entendimento acadêmico global e plena compreensão por pessoas da comunidade em geral (beneficiárias em potencial de um estilo de vida ativo).

Quando se fala de bem-estar, felicidade ou qualidade de vida, há sempre bastante discordância sobre o que define com clareza esses constructos e como podem ser mensurados. Por outro lado, no entendimento mais elementar das pessoas, assim como para cientistas e profissionais de Educação Física, quando as pessoas estão em movimento elas estão praticando atividades físicas. Caminhando, dançando, praticando esportes, cuidando do jardim, movimentando-se no trabalho vigoroso ou em tarefas domésticas, realizamos atividades físicas. E isso é fácil de entender para qualquer pessoa.

O objetivo, o grau de satisfação e o tipo de atividade física podem diferir nos diversos contextos da vida humana: o lazer, o deslocamento diário, o trabalho ou tarefas domésticas. Há atividades físicas mais ou menos prazerosas, mais ou menos intensas, em ambientes naturais ou fechados, praticadas individualmente ou em grupos, com ou sem orientação profissional.

Para quem busca melhorar ou manter a aptidão física (nível individual de desempenho em esforços específicos), prevenir doenças, perder peso ou promover a reabilitação física, o tipo de atividade física planejada, sistemática,  praticada com alguma regularidade, é referida como exercício físico. Mas tudo isso é prática de atividade física, como o é passear com o cachorro, brincar de bola com os netos, caminhar para o trabalho, lavar o carro ou dançar.

Foque no prazer (sinta-se bem fazendo!); respeite seus limites e suas habilidades, junte seus amigos e busque orientação! Só não confunda atividade física (como vimos acima) com outras expressões ambíguas e pouco claras, como movimento humano (com múltiplas interpretações) ou práticas corporais (mais relacionadas a manifestações comportamentais como tatuagens, piercing ou automutilação).

Para saber mais sobre atividade física e saúde, visite o site da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde .

Grande abraço.

Markus Nahas