300 palavras (17). Por uma Cultura de Bem-estar - no lar, na escola no trabalho e no lazer!
Integra
Como aspiração humana legítima, a qualidade de vida é entendida como a percepção de bem-estar resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais que afetam a vida das pessoas. Educação, saúde, segurança, moradia, condições de trabalho, opções de lazer, hábitos alimentares e de atividade física, são fatores claramente relevantes. Assim como a cultura.
Uma cultura de bem-estar manifesta-se por um conjunto de princípios e práticas que promovem a saúde e a felicidade dos indivíduos e das comunidades, sem perder de vista a sustentabilidade do planeta como um todo (nossa casa maior). Inclui a promoção de estilos de vida saudáveis (como sugere o modelo do Pentáculo do Bem-estar) em ambientes que favoreçam a boa vida para todos os membros de uma comunidade.
Numa época em que muito se discute “emergências climáticas e sobrevivência das espécies”, deve-se, sim, pensar de forma global, mas as soluções efetivas são de ordem local (nas comunidades onde vivemos). São características inerentes às comunidades com uma cultura de bem-estar: o consumo consciente, a acessibilidade e a inclusão, a equidade, a solidariedade e o engajamento das pessoas. Políticas, projetos e práticas de desenvolvimento sustentável têm muito mais chances de sucesso quando as comunidades são receptivas, quer dizer, têm uma cultura de bem-estar com as características acima descritas.
Não se cria tal “cultura” por decreto. Esse processo começa, certamente, pela educação de qualidade – escola em tempo integral, com ambientes e serviços adequados, valorização dos professores e envolvimento da comunidade na vida escolar. Crianças e adolescentes precisam se sentir acolhidos e protagonistas no ambiente escolar, entender e apreciar os conteúdos apresentados, e valorizar o trabalho docente.
Hábitos saudáveis e ambientes promotores de bem-estar são decorrentes de políticas e processos que visem aumentar as oportunidades e reduzir barreiras no cotidiano de todas as pessoas. A efetividade dessas medidas, porém, depende da existência de uma CULTURA DE BEM-ESTAR entre as pessoas de uma comunidade.
Grande Abraço.
Markus Nahas