300 palavras (22).Uma boa aula de Educação Física num mundo pouco previsível
Integra
Educar implica em mudanças. Na educação escolar, uma boa aula é aquela que
provoca mudanças pessoais que possam ser levadas por toda vida. Isso é
particularmente difícil numa época em que mudanças globais rápidas, até mesmo
drásticas, tornam quase impossível antever o que será do mundo nas próximas
décadas (ou anos). Até porque muitas dessas mudanças poderão ser decididas por
inteligência artificial (IA).
Se o início do século XXI parecia promissor para a humanidade (e o planeta),
mudanças inesperadas e marcantes na última década inverteram essa perspectiva
positiva. Diversos fatores contribuem para esse prognóstico sombrio: a pandemia
da COVID 19, novos conflitos regionais e guerras injustificadas, radicalização
político-ideológica sobre questões socioambientais, inversão na tendência de
redução da fome e da pobreza, além da intolerância, negacionismo, prepotência e
ganância de pessoas, organizações e governos. Como educar crianças e
adolescentes para um mundo melhor num contexto tão controverso e
imprevisível? Como uma boa aula de Educação Física (EF) entra nessa equação?
Não há receita garantida para uma boa aula, mas a ciência e a prática pedagógica
podem nos indicar quais ingredientes podem aumentar a efetividade do processo
educativo. Objetivos claros, conhecimento das necessidades e interesses dos
alunos, planejamento participativo e domínio dos conteúdos são fundamentais.
Os objetivos mais importantes da EF talvez sejam aqueles que não podem ser
alcançados no curto prazo. Penso que o objetivo número um deveria ser: FAZER
COM QUE O ALUNO QUEIRA VOLTAR NA PRÓXIMA AULA. Atingido esse objetivo, o
alcance dos demais fica possível.
Os currículos de EF devem ser estruturados de forma a representar uma
sequência lógica de conteúdos e experiências de aprendizagem atrativas,
relevantes, em todos os contextos de vida. Isso ultrapassa o formato das aulas
tradicionais. A incorporação das novas abordagens, conteúdos e tecnologias é
inevitável, sem prescindir do relacionamento humano.
As evidências indicam que a EF de qualidade, num ambiente escolar receptivo e
inclusivo, é um processo efetivo para o desenvolvimento de atitudes e hábitos
promotores de estilos de vida ativos e saudáveis - agora e no futuro, mesmo num
mundo instável e pouco previsível.
Grande abraço.
Markus Nahas