Contribuições dos Jogos Cooperativos Para o Ensino de Esportes nas Aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por Tânia Raquel Ortiz dos Santos (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor), João Antônio da Silva Barbosa (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 1, 2018.
Resumo
O presente trabalhocaracteriza-se por ser uma abordagem qualitativa descritiva através de uma pesquisa que mescla características de um estudo de campo com pesquisa exploratória e bibliográfica. O foco são os Jogos Cooperativos e suas contribuições para o ensino de Esportesnas aulas de Educação Física nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalhoutiliza-sedo método de pesquisa descritiva qualitativa através da utilização de um questionário para os professores de uma Escola Estadual da cidade de Ponta Porã contendo nove perguntas, entre elas de alternativas e questões abertas direcionadas aos professores de Educação Física que atuam no período vespertino e matutino nas turmas iniciais do ensino fundamental em uma Escola Estadual no município de Ponta Porã. Os resultados obtidos com o questionário respondido por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, revelaram que os mesmos possuem consciência da importância da utilização dos jogos cooperativos como ferramenta pedagógica. Assim, conclui-se que a questão da utilização dos jogos cooperativos como método de aprendizagem da expressão, consciência corporal e como caráter social é muito interessante e necessário no dia a dia das escolas. O professor deve procurar informações e se familiarizar com este tipo de atividades para poder oportunizar novas formas de ensino para seus alunos