Resumo

A  presente  contribuição  à  revisão  histórica da “Pós-graduação “Stricto Sensu” da Escola de Educação  Física  e  Esporte  da  Universidade  de São  Paulo”  por  ocasião  de  seu  40º  aniversário de  fundação,  pretende  pôr  em  evidência  fatos de  memória  relacionados  a  significados  e repercussões  deste  programa  e  da  disciplina nele  incluída  sob  o  título  de  “Administração da  Educação  Física  e  Esporte”.  Para  tal  tarefa, focalizarei  experiências  e  impactos  na  minha qualidade de docente pioneiro do curso em pauta e no contexto da Educação Física e do Esporte no Brasil, principalmente com relação aos anos de 1970 e de 1980.Como  antecedente,  cumpre  enfatizar  que  a minha compreensão sobre ´disciplina´em mestrados e doutorados consiste em uma construção coletiva de  saberes  -  incluindo  estudos  e  pesquisas  de  seu titular, docentes colaboradores e alunos - que se situa além de uma simples delimitação de conhecimentos. Por  esse  viés  conceitual  entende-se  também  que os  impactos  de  uma  disciplina  sejam  discernidos pela linha do tempo de suas atualizações ou inércias, criando outrossim meios de observação do programa que ela se incorpora vis-á-vis a área pro/ ssional que o  referencia.  Assim  disposto,  pretendo  re-avaliar  a disciplina “Administração” e o Mestrado EEFE-USP no contexto maior da Educação Física e esporte no país.
 

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