40 Anos da Pós-graduação da Eefe-usp: Contribuições Para o Avanço do Conhecimento em Treinamento Esportivo
Por Valmor Tricoli (Autor), Alexandre Moreira (Autor), Emerson Franchini (Autor), Carlos Ugrinowitsch (Autor), Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 31, n 1, 2017. Da página 139 a 154
Resumo
Treinamento é caracterizado como um processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento do desempenho. De forma similar, Treinamento Esportivo pode ser definido como um processo sistemático de preparação de atletas para o nível mais alto de desempenho esportivo. Assim, a preparação de um esportista para as competições implica em treinamento organizado com o objetivo de induzir adaptações nos diferentes sistemas do organismo como o muscular, o cardiovascular, o imune, o neural e o metabólico1. Essas “adaptações ao treinamento” são frequentemente associadas às alterações no desempenho assim como à determinados fenômenos * siológicos (protelação do início da fadiga, incremento da potência gerada, etc.)2.