40 Anos da Pós-graduação da Eefe-usp: Sua Contribuição Para a Formação de Recursos Humanos Para a Docência no Ensino Superior
Por Flávia da Cunha Bastos (Autor), Márcia Regina de Sá (Autor), Ary José Rocco Junior (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 31, n 1, 2017. Da página 89 a 96
Resumo
Dentre os objetivos dos Cursos de Pós-Graduação no país a formação de recursos humanos para a docência tem sido discutida recentemente no âmbito acadêmico da Educação Física e do Esporte e na própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão responsável pelos cursos de pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado) em todo o Brasil1-2.No processo de criação da Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), o objetivo de atuar no sentido da formação de docentes para o ensino superior foi manifestado como “formação e habilitação de docentes destinados ao ensino superior e pesquisadores de nível quali* cado no campo da Educação Física e Desportos”. Esse objetivo tem sido perseguido nessas quatro décadas de existência do Programa, que desde sua implantação até 2016 formou 538 mestres e 169 doutores.