Resumo

Introdução

Entorse no tornozelo é uma lesão comum no futebol. O treinamento funcional é utilizado na reabilitação da força muscular com benefícios ainda explorados sobre a recuperação dos jogadores de futebol.

Objetivo

Explorar os efeitos do treinamento funcional na recuperação das lesões no tornozelo em jogadores de futebol.

Métodos

29 jogadores de futebol amador foram aleatoriamente distribuídos em grupo controle (n=15) e experimental (n=14) sem diferença estatística de idade ou sexo (P>0,05). O grupo experimental utilizou treinamento de reabilitação funcional enquanto o grupo controle foi tratado com os métodos tradicionais de reabilitação. Ambos os grupos praticaram 30 a 40 minutos de reabilitação, três vezes por semana, durante dois meses. Estatísticas matemáticas foram utilizadas para analisar os efeitos da reabilitação de lesões diferentes nos dois grupos por estimativa do ângulo de movimento contínuo na articulação do tornozelo com as respostas do eletromiograma do músculo tibial anterior.

Resultados

Os questionários de avaliação da instabilidade do tornozelo entre os dois grupos de pacientes após o treinamento de reabilitação foram estatisticamente diferentes (P<0,05). Houve diferença estatística no teste de agilidade após a intervenção. A pontuação na capacidade do tornozelo e o escore no teste de agilidade foram melhores no grupo experimental (P<0,05).

Conclusão

O treinamento de reabilitação funcional pode melhorar o desempenho do tornozelo após a entorse. Este treinamento também pode ajudar os atletas a evitarem futuros entorses, sendo recomendado como treino preventivo. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar