5º Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro - Uma Breve Descrição
Por Felipe Fernandez Cardoso (Autor), Rafael Leite Varela (Autor), Marco Antonio Muniz Lippert (Autor), José Carlos Salgueiro Pinheiro (Autor), José Maurício Capinussú de Souza (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Considerando que o Brasil entrou definitivamente na rota dos grandes megaeventos esportivos internacionais, o objetivo é realizar uma breve descrição dos “5º Jogos Mundiais Militares, Rio 2011”, ocorridos no período de 16 a 24 de julho.
Métodos e Resultado:
Pesquisa qualitativa, com estratégia de triangulação das seguintes fontes: coleta de documentos da idealização, planejamento e execução dos 5º Jogos Mundiais Militares. Foi a quinta edição do maior evento esportivo militar no mundo e contou com a participação de 111 países. Sua primeira edição, em 1995, foi em Roma (Itália); seguiu-se Croácia, em 1999; Itália, em 2003 e Índia, em 2007. Devido à grande estrutura esportiva já criada para os Jogos Pan-Americanos, aliado à experiência de gestão de grandes eventos esportivos e no fundamental apoio das autoridades brasileiras, a organização máxima do esporte militar no mundo, o CISM (Conselho Internacional de Esportes Militares), elegeu, em 2007, a cidade do Rio de Janeiro como sede. Participaram cerca de 7 mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e arbitragem. Foram disputadas 1443 medalhas e 90 troféus. A delegação brasileira contou com 370 integrantes (277 atletas), disputaram 20 modalidades e conquistaram 114 medalhas, sendo 45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze, alcançando o primeiro lugar geral.
Conclusão:
Cercado de êxito, os Jogos Militares deixaram um legado importante, dentre eles o estreitamento de laços entre a comunidade civil e a família militar, remodelação de arenas esportivas, melhoramento da estrutura do entorno dos complexos esportivos, modelo de gestão para outros megaeventos e especialização e capacitação de profissionais.