Resumo

Objetivos:
Considerando que o Brasil entrou definitivamente na rota dos grandes megaeventos esportivos internacionais, o objetivo é realizar uma breve descrição dos “5º Jogos Mundiais Militares, Rio 2011”, ocorridos no período de 16 a 24 de julho.

Métodos e Resultado:
Pesquisa qualitativa, com estratégia de triangulação das seguintes fontes: coleta de documentos da idealização, planejamento e execução dos 5º Jogos Mundiais Militares. Foi a quinta edição do maior evento esportivo militar no mundo e contou com a participação de 111 países. Sua primeira edição, em 1995, foi em Roma (Itália); seguiu-se Croácia, em 1999; Itália, em 2003 e Índia, em 2007. Devido à grande estrutura esportiva já criada para os Jogos Pan-Americanos, aliado à experiência de gestão de grandes eventos esportivos e no fundamental apoio das autoridades brasileiras, a organização máxima do esporte militar no mundo, o CISM (Conselho Internacional de Esportes Militares), elegeu, em 2007, a cidade do Rio de Janeiro como sede. Participaram cerca de 7 mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e arbitragem. Foram disputadas 1443 medalhas e 90 troféus. A delegação brasileira contou com 370 integrantes (277 atletas), disputaram 20 modalidades e conquistaram 114 medalhas, sendo 45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze, alcançando o primeiro lugar geral.

Conclusão:
Cercado de êxito, os Jogos Militares deixaram um legado importante, dentre eles o estreitamento de laços entre a comunidade civil e a família militar, remodelação de arenas esportivas, melhoramento da estrutura do entorno dos complexos esportivos, modelo de gestão para outros megaeventos e especialização e capacitação de profissionais.