50 Anos de Contribuição à Ciência
Resumo
Há cinco décadas, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul investe em pesquisa e produção científica na área da atividade física
Se alguém dissesse, em 1974, que uma pesquisa com alunos da rede municipal de São Caetano do Sul (SP) daria o pontapé inicial para o desenvolvimento de um dos centros de pesquisas mais premiados do país, seria difícil acreditar. Mas hoje, 50 anos e muitos prêmios depois, essa é a realidade que o Dr. Victor Matsudo – um dos fundadores e atual presidente do CELAFISCS – apresenta em entrevista à Revista Educação Física.
Matsudo, que é médico, comanda a equipe multiprofissional do centro, composta por outros médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, enfermeiros e, é claro, Profissionais de Educação Física. São eles, aliás, a maior parte dos profissionais que integram a equipe. Prova disso, é que 80% dos mais de 300 estagiários que já passaram pelo projeto são oriundos da Educação Física.
“A multidisciplinaridade dá uma riqueza de abordagem muito grande. E eu tenho um enorme respeito pela Educação Física, porque ela trabalha com Educação e Saúde ao mesmo tempo. Não há nenhuma outra profissão que envolva esses dois objetivos. Isso é de uma grandeza extrema”, defende Matsudo.