Resumo
Se você já teve câncer no passado ou tem agora, considere fazer da ioga uma parte de sua vida - com autorização do seu médico, é claro.
As fisiologistas de exercícios da UNC Health, Karla Dierks, MA, e Gabrielle Brennan, MS, detalham os benefícios da ioga para sobreviventes de câncer. (A American Cancer Society usa o termo sobrevivente do câncer para se referir a qualquer pessoa que já foi diagnosticada com câncer, não importa onde esteja no curso de sua doença.)
1. Yoga reduz o estresse e alivia os sintomas de depressão e ansiedade.
Pesquisas mostram que praticar ioga pode diminuir os níveis do hormônio do estresse do corpo, o cortisol.
“Ao alongar os músculos, você convida mais oxigênio e fluxo sanguíneo para diferentes áreas do corpo, o que ajuda a diminuir os níveis de cortisol”, diz Dierks. “Estudos mostraram que altos níveis de cortisol estão ligados a taxas de sobrevivência mais baixas em mulheres com câncer de mama.”
Yoga é uma prática mente-corpo, que o National Cancer Institute define como uma prática de saúde que combina foco mental, respiração controlada e movimentos corporais para ajudar a relaxar o corpo e a mente.
“A ioga ajuda você a se concentrar e controlar sua respiração, que é centrada”, diz Brennan. “Torna-se mais do que um exercício – na verdade, pode ser uma forma de terapia cognitiva que ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão e melhora a qualidade de vida geral.”
2. Yoga combate a fadiga e aumenta os níveis de energia.
A fadiga é um efeito colateral comum do tratamento do câncer. Praticar ioga pode ajudar os sobreviventes do câncer a se sentirem mais enérgicos, diz Dierks.
Um estudo mostrou que “ a fadiga é 57% menor nos sobreviventes que praticaram ioga em relação aos que não praticaram”, diz Dierks. “A fadiga afeta tremendamente o humor porque, se não temos energia para fazer coisas que normalmente faríamos, isso afeta tudo. Muitos sobreviventes de câncer são jovens e precisam se movimentar e se manter saudáveis.”
3. Yoga melhora a função do sistema imunológico.
Praticar ioga pode melhorar seu sistema imunológico porque ajuda a manter a linfa se movendo pelo corpo. A linfa é um líquido claro que contém glóbulos brancos; pense nisso como a maneira de seu corpo tirar o lixo, diz Dierks.
“Se você está fazendo quimioterapia e radioterapia e sua energia está baixa, é importante manter a linfa em movimento para continuar movendo as células cancerígenas mortas pelo corpo”, diz Dierks. “Isso ajuda o corpo a desintoxicar e manter a função ideal do sistema imunológico.”
Para sobreviventes de câncer de mama que se recuperam de uma cirurgia, a ioga pode ajudar a combater problemas posturais, como curvar ou enrijecer a parte superior do corpo, diz Dierks.
“Muitas poses visam ajudar a curar partes específicas do corpo”, diz Dierks. “Existe ciência por trás da ioga; cada pose está ligada a diferentes órgãos e sistemas linfáticos.”
A ioga também pode ajudar com o edema, um acúmulo de líquido nos tecidos do corpo causado por certos tipos de câncer e tratamentos contra o câncer.
4. Yoga alivia a dor.
Os movimentos suaves da ioga podem ajudar a aliviar a dor.
“O exercício, não importa o quão difícil ou simples, libera endorfinas ou substâncias químicas do bem-estar”, diz Dierks. “As endorfinas estão ligadas aos nossos receptores de dor, que são como interruptores no corpo. Se você inundar o corpo com endorfinas, pode expulsar a dor.”
Uma conexão aprimorada com seu corpo também pode torná-lo menos propenso a lesões, evitando dores futuras, acrescenta Dierks.
5. A ioga aumenta a atenção plena e o foco mental.
Yoga incentiva um senso de unidade de mente, corpo e espírito, diz Dierks. Isso ajuda você a desacelerar e ficar mais em sintonia com seu corpo.
“A respiração profunda da ioga faz com que você ouça seu corpo e melhora o foco mental”, diz Dierks. “Você pode pensar 'o que meu corpo está dizendo e o que ele quer?' Muitas vezes, estamos apenas trabalhando em nosso dia e em nossa lista de tarefas. A ioga pode ajudá-lo a se encontrar em seu corpo.”
Essa consciência corporal pode ajudá-lo a cuidar melhor de si mesmo.
“A filosofia da ioga e a conexão com seu corpo podem ajudá-lo a sentir menos necessidade de curar nas linhas do tempo de outras pessoas”, diz Dierks. “O câncer leva muito tempo para se curar e nosso mundo pode fazer você se sentir culpado por não estar bem ainda porque estamos muito focados na produtividade. A ioga pode ajudá-lo a viver uma vida mais suave.”
6. Yoga melhora o sono.
Estudos mostraram que entre 30 e 90 por cento dos sobreviventes de câncer têm qualidade de sono prejudicada após o tratamento, diz Brennan.
“A ioga pode ajudar a aumentar a duração do sono e proporcionar um sono de melhor qualidade, aumentando sua qualidade de vida geral. Um sono melhor melhora sua função diária e aumenta a resposta do sistema imunológico.”
7. Yoga pode retardar a progressão do câncer.
O câncer é uma divisão descontrolada de células anormais que se espalha pelo corpo, diz Brennan. Tumorigênese, ou a progressão do câncer, é a replicação constante dos genes anormais para criar um tumor.
“A hipóxia, ou falta de oxigênio, contribui para a invasão do tumor e metástase. A ioga pode ajudar a manter os tumores afastados, aumentando a quantidade de oxigênio em seu corpo”, diz ela. “O exercício também aumenta o fluxo sanguíneo para os tumores, o que é importante porque os tumores com pouco ou nenhum fluxo sanguíneo podem se tornar mais agressivos e resistentes ao tratamento”.
8. A ioga melhora a flexibilidade e o equilíbrio.
Manter o equilíbrio pode ser uma luta para muitos sobreviventes de câncer, mas praticar ioga pode ajudar.
“A ioga ajuda a aumentar o equilíbrio, o que diminui o risco de queda”, diz Brennan. “Mover-se lentamente pelos movimentos ajuda a desenvolver a força do núcleo e também ajuda a aumentar a coordenação e a flexibilidade.”
9. A ioga pode ajudar a construir uma comunidade.
Praticar ioga em grupo pode ser uma boa maneira de construir uma comunidade para apoiá-lo em sua jornada contra o câncer.
“Pela natureza do yoga e das tradições de onde vem, uma aula de yoga é tipicamente um ambiente sem julgamento”, diz Dierks. “É provável que você vá a uma aula e encontre uma comunidade de pessoas para apoiá-lo. Você também pode simplesmente assistir à aula e se concentrar em sua própria conexão mente-corpo.”
Como um sobrevivente de câncer pode começar a praticar ioga
Se você está começando uma prática de ioga, comece devagar e dê um passo de cada vez, diz Brennan.
“Comece em uma aula básica e certifique-se de informar ao instrutor que você é um sobrevivente do câncer para que ele possa mostrar modificações, se necessário”, diz Brennan.
Ao pesquisar ofertas de ioga perto de você, considere ioga restaurativa ou yin, além de vinyasa, diz Dierks. Pergunte ao seu estúdio se eles têm instrutores com treinamento especial para pacientes com câncer.
Também existem programas de exercícios especializados voltados para sobreviventes de câncer, incluindo Get REAL & HEEL da UNC Health e o programa LIVESTRONG nacional no YMCA.
Se você não se sentir à vontade para assistir a uma aula, há muitos recursos on-line para ajudá-lo a começar em casa. Alguns deles são gratuitos.
“Existem coisas lindas que você pode fazer em casa, encontrando um fluxo de ioga online, fazendo uma aula de ioga no Zoom ou baixando um aplicativo que o ajudará a praticar a atenção plena”, diz Dierks. “Se você tiver em mente, terá sucesso.”