A Abordagem da Competição Esportiva na Escola: Uma Pesquisa-ação com Professores de Educação Física

Por: Fernando Jaime Gonzalez, Robson Machado Borges e Valéria Gonçalves.

Motrivivência - v.31 - n.57 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O esporte e a competição são assuntos completamente interligados e que estão presentes na sociedade de diferentes formas. Contudo, professores de Educação Física (EF) escolar têm dificuldades em contextualizar a competição em suas aulas, muitas vezes por desconhecerem propostas que abordam o assunto de forma significativa para eles. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo principal descrever as decorrências de uma pesquisa-ação com docentes de EF, acerca do tratamento da competição esportiva na escola. Em oito encontros, um dos pesquisadores e duas professoras se reuniram para estudar a aplicação do Sport Education. Os resultados apontam uma mudança na concepção das docentes sobre a contextualização da competição esportiva nas aulas de EF, uma vez que elas compreenderam a possibilidade de se trabalhar com essa temática a partir dos princípios do Sport Education.

Referências

ARRUDA JÚNIOR, N. A. A competição e a educação física escolar. Universidade Estadual de Campinas. 2009. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BETTI, M. Imagens em avaliação-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p. 137-152, 2010.

COELHO, I. M. F. A aplicação do Modelo de Educação Desportiva no Ensino do Atletismo. 138f. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Desporto da Universidade de Porto. Porto 2011.

DE ROSE JR., D.; KORSAKAS, P. O processo de competição e o ensino do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O. PETERSEN, R. D. (Orgs.) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, p. 251-261.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan. /abr. 2008, p. 57-70.

GONZÁLEZ, F. J. O Ensino dos Esportes. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2 ed. Maringá: Eduem, 2017, v. 1, p. 29-60

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL/Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: caderno do aluno/Secretaria de Estado da Educação. v. 2. Porto Alegre: SE/DP, 2009a. p. 59-80.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL/Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: livro do aluno/Secretaria de Estado da Educação. v. 4. Porto Alegre: SE/DP, 2009b. p. 71-82.

MARQUES, A. Fazer da competição dos mais jovens um modelo de formação e de educação. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. p. 75-98.

MESQUITA, I. M. R.; et. al. Modelo de educação esportiva: da aprendizagem a aplicação. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 1-14, 1, trim. 2014.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VARGAS, T. G.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, F. J. O ensino do esporte utilizando o modelo sport education: o relato de uma experiência. In: DARIDO, S. C. (Org.). Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Unijuí, 2017, p. 277-294.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e54308

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.