A Abordagem Lúdica Como Estratégia no Contexto da Educação Física Equatoriana
Por Josué Celso Marcillo ñacato (Autor), Luis Fernando Xavier Núñez Sotomayor (Autor), Roberto Manolo Castro Cevallos (Autor), Laura Cristina Barba Miranda (Autor), Richar Jacobo Posso Pacheco (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 258, 2019.
Resumo
currículo de Educação Física do Equador teve um desenvolvimento acelerado nos últimos anos. O ajuste curricular de 2016, teve três abordagens curriculares que entraram em vigor, elas são: corporais e lúdicas; essa última abordagem orienta todos os professores a desenvolver aulas divertidas e agradáveis, mas não há consenso claro sobre sua utilidade e aplicação nas aulas como estratégia de aprendizagem O objetivo do artigo é examinar a literatura científica do tópico levantado e determinar sua utilidade no aprendizado cooperativo. Para esta pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática de artigos, teses, guias e livros, sintetizando seus principais temas, para esse fim, foi consultado o banco de dados da Biblioteca Virtual Unir e a Plataforma do Ministério da Educação do Equador. 16 artigos científicos foram selecionados. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo de três tópicos: o Ajuste Curricular da Educação Física do Equador de 2016, a abordagem lúdica do currículo de Educação Física e as diferentes abordagens curriculares da Educação Física. Os resultados da revisão indicam que a abordagem lúdica desenvolve curiosidade e criatividade, sustentada por um bom processo de ensino com estratégias metodológicas ativas, que permitem aos alunos desfrutar da descoberta motora, promovendo autonomia para a prática de atividade física. Finalmente, são propostas diretrizes práticas para os professores sobre a aplicação da abordagem recreativa. Olhando para as linhas futuras, espera-se contextualizar estratégias metodológicas ativas com uma abordagem lúdica, que permita trabalhar em diferentes níveis educacionais, verificando sua validade e confiabilidade.