A Afetividade no Processo de Ensino - Aprendizagem Esportiva: as Relações Professor - Saber - Aluno
Por Arthur William Santos Pinheiro (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Resumo
ntrodução:O processo de ensino-aprendizagem esportiva envolve aspectos cognitivos, motores e afetivos, sendoo último de extrema importância, pois envolve a motivação, as paixões e emoções. Outro ponto importante desseprocesso é o das relações entre os sujeitos e oobjeto a ser aprendido, no caso o esporte. Para a área da Didática,da Pedagogia do Esporte e da Psicologia da aprendizagem essas questões são extrema valia e podem ser objetosde estudos que contribuiriam para a formação de professores(as)/treinadores(as) com uma melhor sensibilidadepedagógica.Objetivo:Assim, o projeto visa investigar o processo de ensino-aprendizagem esportiva em“escolinhas” de basquetebol e a relevância ou caráter da afetividade como elemento essencial da formação do serhumano nesses ambientes. Além disso, analisar as relações didática, pedagógica e de aprendizagem em sessões deaulas/treinos nessas escolinhas levando em consideração a percepção dos alunos(as)/atletas sobre a conduta doprofessor(a)/treinador(a) quanto aos aspectospedagógicos e afetivos.