A Análise do Caráter Ideológico do Segundo Episódio da Série Esporte na Escola do Esporte Espetacular
Por Khalmel Gabriel Lima de Oliveira (Autor), Vinicius Eduardo Leite Batista (Autor).
Resumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa construída pelo Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (Labomídia) da Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ) que buscou analisar a série “Esporte na Escola” exibida pelo programa Esporte Espetacular da Rede Globo durante o mês de janeiro de 2017. Dada pesquisa analisou todos os episódios desta série que retratou as realidades da Educação Física Escolar no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão; sob a ótica de tal emissora de TV. Com isto, este trabalho se debruça apenas sobre o segundo de quatro episódios desta série, o qual apresenta fatos sobre a Educação Física nas escolas da Inglaterra. Assim, o presente trabalho busca entender como dada emissora direciona o debate sobre a realidade Inglesa, entendendo toda a conjuntura existente naquele país. Além disto, este visa entender por meio da leitura da obra de John B. Thompson intitulada por “Ideologia e Cultura Moderna” quais foram os possíveis modos de operação utilizados pela TV Globo sobre a temática em voga. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa foi pautada por uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, na busca por entender o que pode ser visto por trás do episódio analisado. Foi identificado nas narrativas do segundo episódio um demasiado uso da legitimação (modo de operação da ideologia segundo John B. Thompson), sendo ele a tônica do discurso apresentado no vídeo. Constatamos que o episódio justifica a Educação Física no contexto escolar através da prática esportiva destacando a relação entre programas esportivos desenvolvidos na escola e a formação de atletas olímpicos. Percebemos também que a Educação Física é colocada a serviço de uma formação intelectual, em detrimento a uma prática pedagógica legítima e autônoma.