A Aplicação De Um Jogo De Tabuleiro Como Metodologia Para O Ensino Do Atletismo Para Crianças De 8 A 11 Anos Do Instituto Povo Do Mar: Um Relato De Experiência
Por Matheus Reinaldo Roque Da Silva (Autor), Diego Cardoso Rodrigues (Autor), Eduardo Vinícius Mota E Silva (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Esta proposta foi desenvolvida no Instituto Povo do Mar, localizado em uma praça do bairro “Praia do Futuro”, na cidade de Fortaleza-CE, que tem por objetivo atender crianças e jovens entre 7 a 14 anos das comunidades ao redor, trabalhando a construção de valores e formação cidadã por meio do esporte, da arte e da educação. Dentre as atividades previstas no projeto, estava o ensino das diferentes modalidades esportivas em uma perspectiva ampla que visasse o desenvolvimento global dos participantes.Para que além do aspecto motor, fossem mobilizados a parte cognitiva e social, optou-se no caso do ensino do Atletismo, pelo uso do jogo de tabuleiro. Esta é uma ferramenta tecnológica educacional, que faz parte da cultura, sendo uma forma de abordagem lúdica, direcionada para o ensino de diversos conteúdos e que podem estimular as habilidades sociais, motoras e cognitivas dos alunos (CARVALHO, 2013). A utilização dos jogos para essa proposta dentro da educação física, além de ser uma alternativa ao ensino, também representa uma forma dos alunos conhecerem determinados conteúdos através de novas experiências.