Resumo

Um número crescente de investigadores têm-se interessado pela utilidade do desporto no desenvolvimento positivo dos jovens. Neste âmbito, a implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Em Portugal, a investigação no domínio da intervenção encontra-se nos seus primórdios. A informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é também muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade neste contexto. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda-se o aumento da duração de programas com esta configuração.

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