Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a capacidade humana de estimar intervalos de tempo de 10 e de 30 segundos em função do sexo e idade cronológica, na execução de uma habilidade motora grossa, quiques de bola do basquetebol. Verificou-se em especial se há diferença na aprendizagem da estimativa da duração dos tempos de 10 e de 30 segundos entre estudantes de 10 e 15 anos de idade de ambos os sexos. Os participantes do estudo foram 60 estudantes da quarta, quinta e oitava séries do primeiro grau da "Escola Estadual de 1o. Grau Rui Barbosa" de Ijuí - RS, sorteados aleatoriamente dentro de sua faixa etária, formando quatro grupos de 15 indivíduos, classificados por idade e sexo.O delineamento experimental incluiu quatro fases: a) pré-teste constituído de seis estimativas para cada tempo de 10 e de 30 segundos; b) aprendizagem, composta de 12 estimativas para cada tempo em que o estudante recebeu conhecimento dos resultados (CR) em 50% das tentativas; c) pós-teste e d) reteste, 30 dias após e sem o CR.A análise estatística incluiu a Correlação de Postos de Spearman (rs), a Prova de Kruskal-Wallis, a Prova de U de Mann-Whitney, a Prova de Friedman e a Prova de Wilcoxon, p < 0,05 e os resultados mostraram que: ,1. houve correlação entre a estimativa dos tempos de 10 e de 30 segundos; ,2. embora estatisticamente não significante, o desempenho dos grupos do sexo masculino foi superior em relação aos do sexo feminino; ,3. o grupo de 15 anos de idade foi mais preciso na estimativa dos tempos de 10 e de 30 segundos, quando comparado com o grupo de 10 anos de idade; ,4. o CR mostrou ser um forte elemento auxiliar para a aprendizagem e retenção da aprendizagem; ,5. todos os quatro grupos que participaram do estudo mostraram utilizar o número de quiques de bola como elemento auxiliar na aprendizagem e retenção da estimativa dos tempos de 10 e de 30 segundos.Parece haver necessidade de olharmos para outros tipos de informações que possam explicar o processo de aprendizagem nesta linha de estudo.

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