Resumo

O estudo procurou analisar o desempenho na realização de uma tarefa motora, considerando três tipos de prática: constante, variável aleatória e variável de bloco, assumindo a Hipótese de Variabilidade de Prática (Moxley, 1979), baseada na Teoria de Esquema (Schmidt, 1975a). A amostra foi de 56 sujeitos do sexo masculino da Escola de Primeiro Grau "Aristóbulo Barbosa Leão" da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória - VITÓRIA - ES, na faixa etária de 10 a 12 anos, faixa esta considerada como o período de aquisição de destrezas motoras específicas (Meinel, 1984). Utilizando o chute como uma tarefa de precisão, cada aluno deveria chutar a bola de uma distância de 5m no Pré e Pós A, em um alvo de 15cm de raio, estando a 96cm do solo, localizado em uma plataforma de 2,20m X 1,20m. No Pós B a bola estaria a 6m do alvo, tendo uma barreira de 1,20m de largura e 60cm de altura do solo, e estando 2m à frente da plataforma. O delineamento estabeleceu quatro grupos: grupo A: com prática constante (PC); grupo B: com prática variável aleatória (PVA); grupo C: com prática variável de bloco (PVB); e grupo D: grupo controle (GC). Os grupos de prática variável tiveram como diferenças: o peso da bola, a mudança de distância para o alvo e a troca de ângulo para o chute. Todos os grupos foram submetidos a um pré-teste para avaliar o nível inicial. Logo após realizaram uma prática, de acordo com cada grupo; e em seguida executaram o pós-teste, que foi dividido em: pós-teste A e pós-teste B, com repouso de 1 minuto. ANOVA e Teste "t" de Student, como posc-hoc Teste, foram os procedimentos estatísticos utilizados, através do SPSS. Na análise dos resultados constatou-se que houve diferença entre o pré-teste e o pós-teste A. Os grupos PC, PVA e PVB apresentaram escores nos pós-teste A, superiores ao grupo GC. Os grupos PVA e PVB não apresentaram diferença significativa do grupo PC. Da mesma forma o grupo PVA não apresentou diferença do grupo PVB. No pós-teste B, somente o grupo PVA apresentou diferença significativa em relação a GC. Na comparação dos grupos PVA, PVB com PC, mais uma vez só o grupo PVA foi diferente, o mesmo acontecendo entre os grupos PVB e PVA. De uma forma geral, os resultados desse estudo ofereceram suporte à Hipótese de Variabilidade de Prática da Teoria de Esquema, tendo o grupo de Prática Variável Aleatória apresentado desempenho superior aos grupos quando da transferência de aprendizagem, o que é fundamental para a aprendizagem de movimentos novos. Sendo assim, sugerimos que as destrezas motoras fechadas, nas mesmas condições desta pesquisa , devam ser ensinadas nos moldes da Prática Variável Aleatória.

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