A Aprendizagem na Produção Teórica da Educação Física Brasileira: Relato de Um Percurso de Pesquisa
Por Eliene Lopes Faria (Autor), José Alfredo Oliveira Debortoli (Autor), Juliana Araujo de Paula (Autor), Carolina Guimarães Reis (Autor), Fabrine Leonard Silva (Autor), Natália Martins Carneiro (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este texto aborda o percurso e os principais apontamentos da pesquisa intitulada “A aprendizagem na produção teórica da Educação Física brasileira: um estudo das concepções, fundamentos e conceitos”, cujo objetivo foi mapear e analisar como a temática da aprendizagem é tratada teoricamente e nas propostas para o ensino da Educação Física na escola. Produzida a partir de uma ampla revisão bibliográfica e do diálogo com a Antropologia, a pesquisa desvelou aspectos importantes das concepções (implícitas e explícitas) de aprendizagem presentes na produção teórica da Educação Física.