Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculada à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Fundamental e Superior. Neste sentido, este trabalho busca investigar a aprendizagem profissional em fase inicial da docência do profissional em educação física. Os principais autores que serviram como referências teóricas para a pesquisa foram: Contreras (2002), Imbernón (2004, 2009), Huberman (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Zeichner (1992), Gómez (1992), Mizukami (1996, 2000, 2002, 2004), Shulman (2004), Bauer (2004), Suaréz (2008), Monteiro (2002, 2003, 2008). Os estudos têm apontado à importância que reveste o campo da docência e indicado a necessidade de valorizar práticas formativas no início da carreira docente, que contribuam na construção de práticas pedagógicas dos professores, para que estes sejam autônomos e capazes de refletir criticamente sobre sua prática e a realidade social. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados um conjunto de narrativas. No primeiro momento, utilizamos a entrevista narrativa escrita; no segundo momento, utilizamos o trabalho de conclusão de curso (TCC) dos sujeitos, como narrativa que possa revelar dados sobre a aprendizagem profissional na formação inicial; no terceiro momento, são utilizadas as situações-problemas, aqui criadas a partir das dificuldades e/ou enfrentamentos vividos pelos sujeitos em suas práticas pedagógicas, no início da docência, como forma de desvelar dados que contribuam com a pesquisa, na percepção dos conhecimentos e práticas docentes. Os sujeitos da pesquisa são cinco professores egressos de Educação Física em início da docência, da Rede Pública de Ensino Municipal/Estadual de Cáceres MT, no ano de 2010, que graduaram no ano de 2009/02, no Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres. Os resultados da pesquisa mostram que os professores em início da docência enfrentam dificuldades em ressignificar os conhecimentos adquiridos na formação inicial com o contexto escolar em que atuam hoje, manifestando diferentes e complementares características ao modo como orientam a prática docente. O estudo revela ainda que o período que marca o início da docência, pela sua complexidade, adquire importância fundamental na aprendizagem profissional do professor.