Resumo

A preocupação com a formação de jovens no esporte tem estimulado investigações a respeito da  profissionalização do treinador. Neste sentido, o objetivo do estudo foi descrever a representação dos treinadores sobre sua aprendizagem profissional no basquetebol e interpretá-las em conformidade com a  literatura especializada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos envolvendo  4 treinadores com reconhecida competência na formação de jovens jogadores em Santa Catarina. Os  dados biográficos foram coletados a partir de entrevistas estruturada e semi-estruturada. Os resultados  indicam que os treinadores valorizam diversas fontes informais e não-formais de aprendizagem. A  observação de outros treinadores e a experiência de prática cotidiana são essenciais na construção do  conhecimento profissional. Conclui-se que a aprendizagem dos treinadores investigados decorre de um  processo de auto-aprendizagem e de socialização do conhecimento, no qual os mecanismos implicados de  observação, reflexão e orientação informal necessitam ser investigados. 

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