Resumo

No momento em que o Brasil recebe os principais eventos esportivos internacionais, a discussão em torno da formação profissional no esporte assume particular importância, sendo urgente compreender os processos formativos utilizados nos cursos de bacharelado em Educação Física. Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi analisar a contribuição das estratégias da formação inicial para a aprendizagem profissional de treinadores esportivos. A partir da perspectiva construtivista da aprendizagem e da adoção de procedimentos de pesquisa qualitativa, estruturou-se o trabalho investigativo em quatro etapas consecutivas. Inicialmente foi realizado um ensaio teórico acerca da aprendizagem profissional de treinadores esportivos e os desafios da formação inicial. Na segunda etapa foram analisados os projetos político-pedagógicos de 20 cursos de bacharelado em Educação Física ofertados por universidades federais de diferentes regiões do Brasil. Além de identificar características marcantes de formação generalista em todos os cursos investigados, o estudo destacou a inexistência de maiores discrepâncias nas estratégias adotadas na formação de treinadores no contexto acadêmico. Deste modo, optou-se pela realização de um estudo de caso com professores (terceira etapa) e estudantes (quarta etapa) do curso de bacharelado em Educação Física de uma reconhecida universidade federal do país. Por meio da análise de documentos e de entrevistas, buscou-se compreender de que forma as quatro estratégias centrais de formação inicial (aulas teórico-práticas, práticas pedagógicas curriculares, estágios curriculares e atividades acadêmico-científico-culturais) são desenvolvidas na preparação de treinadores esportivos. Ao utilizarem com determinada frequência perspectivas tradicionais de educação, os professores tendem a assumir a centralidade do processo de aprendizagem, focando suas estratégias no processo de transmissão de conhecimentos teórico-práticos. Apesar dos estudantes reconhecerem como relevantes os conteúdos desenvolvidos pelos professores ao longo da sua formação inicial, as experiências adquiridas nos estágios curriculares e nas atividades acadêmicocientífico- culturais foram percebidas como as principais oportunidades para aprendizagem profissional enquanto treinadores esportivos. Com base nas evidências encontradas nos diferentes estudos, conclui-se que as estratégias de formação inicial em Educação Física contribuem para formação de treinadores aptos a atuarem no contexto de participação esportiva. No entanto, para favorecer o desenvolvimento profissional de treinadores de rendimento esportivo são necessárias alterações nas estratégias de formação inicial universitária, bem como, associá-las ao processo de formação continuada após a conclusão do curso de bacharelado em Educação Física,mediante iniciativas conjuntas de universidades e organizações responsáveis pelo desenvolvimento de treinadores.

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