A Aprendizagem Profissional na Percepção de Treinadores de Jovens Surfistas.
Por Valmor Ramos (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Ciro Goda (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 3, 2012.
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever a percepção dos treinadores sobre sua aprendizagem profissional no surf e interpretá-las em conformidade com a literatura especializada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudos de caso múltiplos envolvendo 11 treinadores com reconhecida competência na formação de jovens em Florianópolis, Brasil. Os dados foram coletados à partir de entrevistas estruturada e semi-estruturada. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os treinadores valorizam varias fontes informais de conhecimento. O compartilhamento de conhecimentos, a solução de problemas e a observação de outros profissionais foram essenciais para a construção do conhecimento profissional. Conclui-se que os profissionais aprendem a partir do engajamento espontâneo no domínio específico da prática do surf e de um processo de socialização dentro de um contexto sócio-cultural deste esporte.