Resumo

A Educação Física (EF) é um componente do currículo escolar responsável por possibilitar a aprendizagem de conhecimentos sobre o movimento humano. Conhecimentos sobre a Biomecânica podem ser aprendidos nas aulas, permitindo aos estudantes compreender como é possível realizar o movimento de forma mais eficiente. Embora vários autores defendam a introdução de conhecimentos sobre a Biomecânica nas aulas de EF, pouco se sabe sobre quais conhecimentos devem ser aprendidos e como esses conhecimentos podem ser ensinados. O objetivo desta pesquisa foi elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para a aprendizagem significativa de conceitos da Biomecânica como conteúdo da Educação Física Escolar (EFE). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo a aplicação e avaliação de uma proposta didática previamente elaborada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), para a inclusão de conhecimentos sobre a mecânica do movimento humano nas aulas de EF. Cooperaram com a pesquisa 17 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I (EFI), que participaram de 10 aulas, nas quais vivenciaram atividades diversas para que compreendessem como a inércia, a transferência de velocidade angular para linear e a absorção de força estão presentes e influenciam nos movimentos que realizam. Durante as aulas, os estudantes solucionaram problemas motores com auxílio de organizadores prévios e com a utilização dos princípios da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados dois questionários e a observação das aulas aplicadas. As observações permitiram perceber evidências de aprendizagem significativa, confirmadas com a utilização dos questionários em momentos diferentes. Desse modo, constatou-se a obliteração dos subsunçores, o que permitiu aos participantes aplicar os conceitos discutidos em situações reais e/ou hipotéticas. Considera-se que os conceitos selecionados estão adequados ás características dos participantes e que as estratégias utilizadas permitiram a construção de um ambiente propício para a aprendizagem. Concluiu-se que é possível ensinar nas aulas de EF conhecimentos conceituais significativos envolvidos na mecânica do movimento humano, permitindo ao aluno compreender-se como ser em movimento.

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