Resumo

A aptidão física pode ser definida como a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor, sem fadiga indevida, com ampla energia para desfrutar de atividades de lazer e enfrentar emergên - cias imprevistas. É atualmente reconhecida como um indicador de saúde. A avaliação e atribui - ção de significado aos níveis de aptidão física das crianças são tarefas importantes dos profes - sores de Educação Física. Uma das grandes vantagens de ser criança passa pela possibilidade de viver num mundo ima - ginário a partir do qual se vão criando memórias das experiências vividas nos seus jogos e brin - cadeiras. Neste artigo lançamos o seguinte desafio ao(à) leitor(a): retorne, na sua memória, aos momentos mais significativos da sua infância quando imaginava ser um(a) ou vário(a)s super - -heróis ou super-heroínas. Naturalmente chegará à conclusão de que construía na sua mente a ideia de ter superpoderes. Por exemplo, a força do Hulk, a velocidade do Flash, a flexibilidade do Homem-Aranha, ou a agilidade da Super-Mulher. Este imaginário fértil, inocente e alegre resul - tava em vivências repletas de sentimentos e emoções que vão percorrendo gerações. O cenário não mudou, e hoje tudo continua semelhante. Basta observar com atenção as crianças nas suas brincadeiras, nos seus jogos, nos desafios que se colocam quando estão em parques – “sempre” a imaginarem superpoderes. A “atualização” deste imaginário só é pos - sível através das componentes da aptidão física das crianças. São elas que fazem com que essa “magia” aconteça. Neste artigo apresentaremos um panorama geral dos níveis de aptidão física das crianças Matosinhenses no ano letivo de 2021-2022. Vamos então à nossa lista de perguntas-respostas.

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