A aquisição de habilidades motoras
Resumo
O principal objetivo da educação física é ensinar as crianças a lidar com situações que exigem atividade física. A criação e organização de tais situações pelo professor está intimamente ligada à sua compreensão da educação e do movimento. Se a educação for considerada um meio que permite à criança educar-se e se o movimento for visto como um meio de comunicação entre a criança e o seu meio envolvente, a aquisição das competências necessárias para lidar com tais situações só pode ser alcançada através de um confronto activo com o ambiente. objetivos de ensino. Isto é particularmente bem-sucedido se as crianças assumirem a responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem e pela criação e organização das suas aulas de educação física. Com base nas condições mencionadas acima, o artigo a seguir descreve o conceito didático dos autores sobre como ensinar educação física ilustrado por exemplos práticos.
Referências
Bietz, J. (1998). Sportspielvermittlung – Konzepte, Probleme, Perspektiven. Sportunterricht, Schorndorf, 47, Heft 7, 267-274.
Dietrich, K. (1980). Spielen. Sportpädagogik, 4(1), 13-20.
Dietrich, K. (1984). Vermitteln Spielreihen Spielfähigkeit? Sportpädagogik, 1, 19-21.
Freire, P. (1980). Pädagogik der Unterdrückten. Rowohlt: Reinbek bei Hamburg.
Funke-Wieneke, J. (1995). Vermitteln. Schritte zu einem ökologischen Unterrichtskonzept. Sportpädagogik, 19(5), 22-26.
Funke-Wieneke, J. (2004). Bewegungs- und Sportpädagogik. Baltmannsweiler.
Knauf, T. (2001). Einführung in die Grundschuldidaktik. Stuttgart: Kohlhammer.
Landau, G., & Brodtmann, D. (1982). An Problemen lernen. Sportpädagogik 6(3), 16-22.
Loibl, J. (2001). Basketball - genetisches Lehren und Lernen: spielen – erfinden – erleben - verstehen. Hofmann: Schorndorf.
Scherer, G. (2001). Zwischen Bewegungslernen und Sich-Bewegen lernen.
Sportpädagogik, 25(4), 1-24.
Söll, W. (2003). Sportunterricht Sport unterrichten: Ein Handbuch für
Sportlehrer (3. Auflage.). Hofmann: Schorndorf.
Wagenschein, M. (1991). Verstehen lernen. Beltz: Weinheim.
Warwitz, S; Rudolph, A. Vom Sinn des Spielens – Reflexionen und
Spielideen. Hohengehren. 2004.
Wichmann, K. (2005). Ball spielen in Mannschaften. Praxis Grundschule, 1, 17-21.