Resumo

Este estudo objetivou verificar a relação da percepção cinestésica no desenvolvimento de habilidades motOras em crianças pré-escolares e preocupou-se em demonstrar o valor da educação física na pré-escola. Iniciou-se com a revisão de literatura, realizando um histórico do estudo da percepção. Na seqüência, efetuou-se uma abordagem fisiológica do processo sensório-perceptivo, incluindo todas as modalidades perceptivas. Prosseguiu-se a revisão com uma Abordagem pedagógica, relacionando percepção e aprendizagem, percepção e movimento, idade pré-escolar e movimento e, finalmente, educação física na pré-escola e percepção. Para a aaliação de habilidades motoras, utilizou-se como instrumento o teste de Bruininks-Oserestsky. Esse teste foi aplicado inicialmente - pré-teste - e após o controle, usado novamente para comparar os resultados. A população limitou-se a crianças de ambos os sexos, com idade variando entre 5 e 6 anos, de duas escolas de classe média-alta de Juiz de Fora, MG. A primeira, com aulas de educação física no seu currículo. A segunda escola não oferece a educação física. Ap6s a aplicação do pré-teste, dividiram-se os alunos em quatro grupos, sendo dois de cada escola; um controlado e outro não. Nos grupos controlados foi desenvolvido um programa de percepção cinestésica. O tratamento estatístico foi utiliza do para verificar se os grupos apresentaram diferenças entre si. Os resultados evidenciaram a importância da educação física no desenvolvimento da criança nesta faixa etária. Ficou constatado ainda que, com o programa de percepção cinestésica, a criança também obteve um desenvolvimento semelhante ao grupo que manteve as aulas de educação física. Recomendou-se que a educação física seja incluída no currículo da pré-escola e que outras pesquisas com percepção cinestésica sejam realizadas abordando variadas faixas etárias.

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