A Arte Educação com Crianças e Adolescentes em Situação de Rua: Cartas na Manga
Por Simone Miziara Frangella (Autor), Daniel Tygel (Autor), Guilherme Faria Braga Vieira (Autor), Simone Aranha (Autor), Daphne Vieira (Autor), Gabriela Castellano (Autor), Daniela Beskow (Autor), Cristina Beskow (Autor), Sabine Foditsch (Autor), Tânia Patrícia Simões (Autor), Ana Beatriz Viana Mendes (Autor).
Resumo
Introdução: O trabalho pretende apresentar a experiência de 5 anos com arteeducação na rua praticado pelo Projeto ManoaMano em Campinas, SP. Temos percorrido os universos da leitura, do desenho, das expressões corporais e da música,para estabelecer um diálogo com meninos e meninas em situação de rua, procurando estimular suas expressões individuais e coletivas e dando condições para reflexões e eventuais propostas de ação construídas conjuntamente - educadores e crianças/ adolescentes - sobre o mundo que os cerca e principalmente o espaço que os abriga - a rua. Utilizando esse espaço como o lugar primeiro do diálogo que se pretende estabelecer, o grupo espera conseguir uma crescente familiarização com a história e a vivência dessa criança ou adolescente, e, a partir daí, construir um universo de possibilidades e de outras histórias.
Material e Métodos - método - prática de rua e capacitação continuada do grupo. A Cultura e o Brincar nos Espaços Urbanos Propomos a circulação pela rua e a escolha de um ponto específico para o contato inicial, a criação de um ambiente no espaço escolhido que propicie o desenvolvimento das atividades, que são práticas de leitura e incentivo à escrita e à alfabetização, atividades musicais e jogos corporais que permitam a expressão corporal da criança ou do adolescente envolvido,trabalhos com desenho e colagem, confecção de histórias em quadrinhos, trabalhos com letras de rap e atividades lúdicas que possam divulgar o ECA (estatuto da criança e do adolescente). Todas estas atividades tem por trás a abordagem de temas que estão próximos a sua realidade: família, espaço urbano, drogas, sonhos, polícia, escola, entre outros. Materiais: instrumentos musicais, materiais para desenho e pintura, sucatas e objetos encontrados na rua, gravador,livros e revistas.
Resultados: os resultados aparecem na produção das atividades artísticas, mesmo que formem um conjunto fragmentado, com produtos diversos e nem sempre articulados, o que expressa bastante o mundo da rua. Os desenhos coletados, as camisetas pintadas, as colagens, instalações, as letras de música são expressões destes encontros dos educadores com os meninos e as meninas naquele espaço, indicam o forte interesse que estes tem em atividades lúdicas e educativas.
Conclusões: as atividades de arte educação favorecem um bom ambiente na rua para iniciar um diálogo com crianças e adolescentes que vivem um cotidiano muito específico, longe de casa e da escola e que os torna, em geral, mais resistentes a atividades educativas. O trabalho na rua é um ponto inicial para lidar com o universo desses meninos e meninas e exige a constante capacitação do grupo para o desafio de trabalhar com o improviso e a espontaneidade que as ruas da cidade exigem.