Resumo

Este estudo tem como objetivo promoveruma análise do katacomo um elemento fundamental do Karatecomo arte marcial, considerando-o,também,como um importante exercíciopróximo ao conceitode ascesecorporal. Para tal, o trabalho contou com pesquisa documental e coleta de informações realizadasdurante viagens de estudo a Okinawa –Japão, nas quais o pesquisador envolveu-se com a prática do Karate em diferentes instâncias. Originário de Okinawa, o Karate é resultado de combinações culturais, especialmente entre práticas corporais combativas, de locais próximos à referida ilha. Em seus primórdios, era chamado de To-de (mãoschinesas) e/ou Okinawa-te (mãos de Okinawa). Acontecia principalmente nas cidades de Naha, Shuri e Tomari. Acrescentava-se o sufixo “Te” (ou “Ti”, no dialetouchinaguchi) ao nome do local para designar de onde o karate vinha. Naha-te, mais popular, era fortemente representado pelos mestres Kanryo Higaonna e Chojun Miyagi. A nobrezae o alto escalão da sociedade okinawanapraticavamShuri-te. Choshin Chibana e Shoshin Nagamine eram os mestres mais famosos(BENNETT, 2011). Mas as derivações de estilos e escolas de karate são inúmeras. Pode-se dizer que o grande eixo no qual se sustenta a prática do karate de Okinawa é o kata, rotinas de movimentos pré-determinados nos quais são impressas as singularidades de cada estilo e escola.

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