Resumo

Atitude é “uma predisposição para reagir de maneira sistematicamente favorável ou desfavorável em relação a certos aspectos do mundo ao nosso redor” (GIL, 2019, p. 153). O estudante-atleta é a pessoa que se dedica ao estudo escolar/acadêmico simultaneamente à algum esporte com o objetivo de competir a nível regional, nacional ou internacional. Essa situação vivida pelo atleta de se dedicar e combinar os estudos escolares/acadêmicos junto ao esporte é chamado de dupla carreira esportiva (STAMBULOVA et al., 2015). Objetivos: Sugerir políticas institucionais para oportunizar aos estudantesatletas da Universidade de Brasília (UnB) uma melhor conciliação entre as atividades acadêmicas e as atividades esportivas; analisar o perfil e a atitude dos professores da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB); Relacionar o perfil e a atitude dos professores da FEF-UnB. Referencial teórico: A educação escolar básica no brasil é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade e é regida pela Lei n° 9.394/96 (BRASIL, 1996), sendo que essa lei não apresenta dispositivos que dispõem sobre o estudante-atleta. Por sua vez, a Lei nº 9.615/98 não garante a harmonização da atividade desportiva com os interesses relacionados ao aproveitamento e à promoção escolar. No Distrito Federal o Regimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal de 2019 e o decreto nº 43.142/22 apresentam avanço com relação à Lei n° 9.615/98 e à Lei n° 9.394/96. Materiais e métodos: Esta é uma pesquisa de levantamento de campo (survey) de caráter quantitativo e descritivo (GIL, 2019). A população desta pesquisa são os 54 professores da FEF-UnB. Os dados serão coletados a partir de um questionário de 18 questões. Foi feito o pré-teste do questionário (GIL, 2019) com 5 pesquisadores envolvidos com o tema “dupla carreira esportiva”, observando os seguintes critérios: a) título de doutorado; b) ter publicado artigos científicos sobre dupla carreira esportiva; c) ter orientado pesquisa na área de dupla carreira esportiva. Após o pré-teste do questionário ele será aplicado através do software Google Forms e enviado para o e-mail de todos os professores da FEF-UnB. Os dados coletados serão transferidos para o software Jamovi para ser feita a análise estatística descritiva e inferencial. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde da UnB (FS-UnB), CAAE: 51469321.0.0000.0030.

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