Resumo

A pesquisa aqui relatada é vinculada à Linha de Pesquisa 3 “Processos formativos, infância e juventude”, do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP/Presidente Prudente e sob as bases teóricas e epistemológicas da teoria histórico-cultural teve como objetivo geral identificar e analisar o quanto a organização do ensino da atividade da dança, em um processo de intervenção formativo ludo-pedagógico, contribuiu para a aprendizagem sobre a linguagem da dança e a criação de imagens artísticas, carregadas de significados sociais através de ações corporais, tendo em vista o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a imaginação e a criatividade dos estudantes. Para tanto, realizamos um processo de intervenção junto a uma sala de 3º ano do Ensino Fundamental, com cerca de 36 estudantes na faixa etária entre oito e nove anos, em uma escola pública municipal, da cidade de Presidente Prudente. Em um total de 24 encontros buscamos construir possibilidades interventivas formativas para os estudantes e, nesse movimento, compreender as possibilidades de ensino da dança e sua relação com o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos sujeitos participantes. Com as reflexões teóricas expostas em nossa seção de análise dos dados, observamos o avanço dos sujeitos no que se refere à compreensão do conceito da dança e os elementos que a compõe e como essas apropriações os fizeram avançar no processo de composição de uma imagem artística com fins comunicativos ao final do processo interventivo. A discussão realizada ao longo do trabalho nos faz reforçar a defesa de nossa tese que afirma que o ensino da dança, quando organizado de forma intencional e numa perspectiva histórico-cultural, com a finalidade de ensinar sobre sua linguagem, para a criação de uma imagem artística por meio de ações corporais com fins comunicativos e expressivos, possibilita o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos estudantes.

Acessar Arquivo