A atividade física está associada a um maior grau de sabedoria? Estudo transversal com estudantes do ensino médio
Por Samuel de Carvalho Dumith (Autor), Miguel Pereira Silva (Autor), Rodrigo Rodrigues (Autor), Eduardo Gauze Alexandrino (Autor), Leandro Quadro Corrêa (Autor), Pâmela Moraes Volz (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o grau de sabedoria e o nível de atividade física (AF) no lazer de alunos de uma escola pública federal do Sul do Brasil. Estudo observacional transversal com 462 jovens de ambos os sexos entre 15 e 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário autoaplicável na plataforma REDCap. A variável independente foi o “nível de AF no lazer” (inativo, insuficientemente ativo e fisicamente ativo) e o desfecho foi o “grau de sabedoria” avaliado por meio de questionário validado (SD-WISE7). Houve tendência linear de aumento do escore de sabedoria de acordo com o nível de AF. Esta tendência e associação significativa continuaram na análise ajustada, com os alunos ativos obtendo em média 1,84 pontos a mais na pontuação de sabedoria em comparação aos alunos inativos. Concluindo, os jovens mais sábios são também os jovens mais activos fisicamente. Tendo em vista os potenciais efeitos benéficos, os estudos atuais podem considerar a sabedoria como um possível mediador da AF com resultados de saúde.