A Atuação do Profissional de Educação Física na Saúde Mental: Ensaio Sobre a Interprofissionalidade em Saúde

Por Sanderson Soares da Silva (Autor), Maria do Socorro Brasileiro-Santos (Autor), Joao Miguel de Souza Neto (Autor), Filipe Ferreira da Costa (Autor).

Parte de Educação Física na Promoção da Saúde. Contribuições Para as Políticas Públicas de Saúde na Paraíba. . páginas 45

Resumo

Introdução

A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) nos serviços de saúde púbica tem ocorrido, mesmo que lentamente, nos últimos 20 anos (COSTA, 2021). Um marco legal deste processo é a publicação da Portaria 154/2008 (BRASIL, 2008), na qual foi criada o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atualmente Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), possibilitando a atuação do PEF na Atenção Básica, numa perspectiva interprofissional (LOCK, RECH, COSTA, 2020). Entretanto, os currículos de formação em Educação Física não acompanharam este processo, os ajustes são recentes, apenas em algumas instituições do país têm inserido disciplinas numa perspectiva de Saúde Coletiva. Infelizmente, as demandas do trabalho em saúde, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda não são estruturantes dos currículos.

Arquivo