Resumo

O obetivo deste estudo foi investigar e descrever as possibilidades de atuação profissional do técnico em assuntos educacionais em educação física (TAE/EF) no que se refere à formação dos alunos do curso de educação física - modalidade saúde do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). Como método foi realizada uma autoetnografia, utilizando como instrumentos de coleta de dados, a análise documental, entrevista e o diário de campo. Participaram como voluntários de pesquisa, além do próprio pesquisador, os professores e os TAE/EF do curso de Educação Física da UNIFESP/BS. A pesquisa demonstra uma dificuldade na definição dos limites e, subsequentemente, de um melhor delineamento das possibilidades de atuação do TAE/EF, principalmente no que diz respeito à formação inicial dos alunos. A função dos TAE/EF está relacionada às atribuições construídas historicamente datadas da criação do cargo. Entretanto, tais atividades não condizem com a necessidade da universidade contemporânea e com as possibilidades de atuação desse profissional. Sugiram como possibilidades, além das questões administrativas já realizadas pelo TAE/EF, um maior engajamento no acompanhamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas do curso de Educação Física.

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