A Atualidade da Produção Científica Sobre a Ginástica Escolar no Brasil
Por Nubia dos Santos Lisboa (Autor), David Romão Teixeira (Autor).
Resumo
Este trabalho trata das atividades desenvolvidas na investigação de iniciação científica voluntária intitulada “A teoria geral da ginástica escolar – análise da produção científica brasileira”. Tem como objetivo elaborar um balanço da produção científica presentes na Revista Motrivivência, Revista Movimento, Revista do CBCE, Revista Motriz, Revista Pensar a Prática, e nas teses e dissertações presentes no banco de teses da CAPES. Para atingir esses objetivos utilizamos os métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético. Durante a investigação foram utilizados os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa bibliográfica como: análise de documentos e revisão bibliográfica sobre a temática. Para acessar as fontes, recorremos aos bancos disponíveis na internet (sites das revistas e o banco de teses da CAPES). Como ferramentas científicas utilizamos o computador e as fichas de síntese. São resultados desta etapa da pesquisa: a) foi encontrado nas revistas 51 artigos que tratam das problemáticas da ginástica, entre estas, 11 tratam da ginástica escolar, sendo este o terceiro tema mais discutido, atrás da ginástica esportiva e em academia; b) nas teses e dissertações foram encontrados 166 trabalhos tratando da ginástica, sendo 152 de Mestrado e 14 de Doutorado, desses apenas 9 tratam sobre a ginástica escolar. Com uma análise ainda inicial, é possível indicar que a produção sobre ginástica escolar nas fontes pesquisadas é muito reduzida, principalmente nas teses e dissertações onde apenas 6% da produção sobre ginástica abordam a questão escolar. Diante disso, reconhecemos a importância de ampliar a investigação referente ao ensino da ginástica nas escolas brasileiras, suas principais problemáticas e experiências.