Resumo

Este trabalho trata das atividades desenvolvidas na investigação de iniciação científica voluntária intitulada “A teoria geral da ginástica escolar – análise da produção científica brasileira”. Tem como objetivo elaborar um balanço da produção científica presentes na Revista Motrivivência, Revista Movimento, Revista do CBCE, Revista Motriz, Revista Pensar a Prática, e nas teses e dissertações presentes no banco de teses da CAPES. Para atingir esses objetivos utilizamos os métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético. Durante a investigação foram utilizados os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa bibliográfica como: análise de documentos e revisão bibliográfica sobre a temática. Para acessar as fontes, recorremos aos bancos disponíveis na internet (sites das revistas e o banco de teses da CAPES). Como ferramentas científicas utilizamos o computador e as fichas de síntese. São resultados desta etapa da pesquisa: a) foi encontrado nas revistas 51 artigos que tratam das problemáticas da ginástica, entre estas, 11 tratam da ginástica escolar, sendo este o terceiro tema mais discutido, atrás da ginástica esportiva e em academia; b) nas teses e dissertações foram encontrados 166 trabalhos tratando da ginástica, sendo 152 de Mestrado e 14 de Doutorado, desses apenas 9 tratam sobre a ginástica escolar. Com uma análise ainda inicial, é possível indicar que a produção sobre ginástica escolar nas fontes pesquisadas é muito reduzida, principalmente nas teses e dissertações onde apenas 6% da produção sobre ginástica abordam a questão escolar. Diante disso, reconhecemos a importância de ampliar a investigação referente ao ensino da ginástica nas escolas brasileiras, suas principais problemáticas e experiências.

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