Resumo

Este artigo trata da investigação de iniciação científica voluntária intitulada “A teoria geral da ginástica escolar – análise da produção científica brasileira”. Tendo como objetivo elaborar um balanço da produção científica presentes nas Revistas (Motrivivência, Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Motriz, Pensar a Prática), e nas teses e dissertações presentes no banco de teses da CAPES. Para atingir os objetivos utilizamos métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético. Na investigação utilizamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica como: análise documental e revisão bibliográfica sobre a temática. Como ferramentas científicas, utilizamos o computador e as fichas de síntese. São resultados desta etapa da pesquisa: a) 51 artigos encontrados nas revistas tratam das problemáticas da ginástica, 11 de ginástica escolar, sendo este o terceiro tema mais discutido, atrás da ginástica esportiva e em academia; b) nas teses e dissertações foram encontrados 166 trabalhos, sendo 152 Mestrado e 14 Doutorado, apenas 9 abordam a ginástica escolar. Com uma análise ainda inicial, é possível indicar que a produção sobre ginástica escolar nas fontes pesquisadas é muito reduzida, principalmente nas teses e dissertações.

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