Resumo

A pesquisa se refere às relações entre o aluno e o processo de Educação a distância, verificando e refletindo como acontece a aprendizagem neste processo educacional. Destaca o fenômeno da autonomia de estudo na Educação a distância, de professores-alunos, chamados de cursistas, que participaram do processo como alunos do Curso de Atualização e aperfeiçoamento “Subsídios para professores de Educação Física de 1.ª à 4.ª série”, promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no município sede Castanhal e nos municípios beneficiados, Igarapé Miri e Moju, caracterizando um universo de 21 entrevistados. Os procedimentos metodológicos tomados para a realização desta consistiram numa combinação de pesquisa de caráter bibliográfico e de campo, mediada pelo método que procura apreender, através dos acontecimentos e dos fatos empíricos, as essências, ou seja, as significações. Foram feitas entrevistas com os alunos para procurar entender, através dos acontecimentos e dos fatos empíricos, as significações do fenômeno aprendizagem. Os resultados apontam para a importância do estímulo à autonomia de estudos a partir da visão da aprendizagem como processo corporal que incentive os sentidos e significados humanos em programas de educação de adultos, estabelecendo parâmetros de autonomia do cursista no processo de construção do saber, tendo em vista o favorecimento da melhoria da qualidade da formação do profissional de Educação Física por meio da Educação a Distância.