Resumo

A aula em geral não recebe muita atenção por parte dos críticos da educação por ser uma atividade corriqueira no contexto das atividadesescolares. O que se debate de maneira habitual são os aspetos gerais do processo educacional. Discutem-se os princípios gerais da educação, mas não se desce até o local onde eles se concretizam. Por isto os teóricos da renovação educacional, na sua maior parte, têm uma prática oposta em sala de aula. Poucas vezes se olha a sala de aula como peça fundamental de concretização das teorias transformadoras do sistema escolar. A aula, na realidade, é a instância privilegiada onde são realizadas as atividades didatico-pedagógicas de todo o processo educacional. É fundamental, portanto, que se reveja e repense a educação escolar através de um repensar do papel e das funções da aula no processo de transformação. As mudanças na educação só descerão do patamar de discursos inflamados para a concretude da realidade através da sala deaula. O começo efetivo das transformações na educação em geral está na mudança de comportamento na aula. A grande questão é saber se a atual estrutura da aula possibilita uma educação transformadora no individuo e na sociedade, ou se ela está moldada para fazer uma educação conservadora da ordem social.

Arquivo