Resumo

O presente trabalho teve como objetivo levantar questões básicas a fim de que se cumprisse a fase exploratória de um estudo que visa explicitar a relação entre a modificação do nível de auto-estima e as aulas de Educação Física escolar. Neste sentido identificou-se como aspecto fundamental a compreensão de alguns componentes do universo desta discussão, a saber: a) Auto-estima; b) Modificação do nível de auto-estima como ação social; c) Auto-estima e aula de Educação Física; d) Auto-estima como objetivo educacional. Colaborar no desenvolvimento de crianças para que estas venham a se tornar adultos também autónomos, críticos, senhores de seu destino, enfim, construtores de sua história, implica em atuar no sentido de desenvolver-lhes as características humanas inerentes a este perfil ou tomar medidas preventivas de forma a não interferir negativamente neste processo formativo. Dentro deste quadro, o valor que o indivíduo atribui a si mesmo, ao que chamamos auto-estima, é fator de relevada importância, na medida em que seu nível permitirá, ou não, a este, perceber-se como elemento ativo da história da humanidade e consequentemente da sua própria. A aula de Educação Física, por se constituir em um espaço social, possibilita interações que vão influenciar no desenvolvimento total do indivíduo, mas existem evidências de que a algumas partes desta totalidade não tem sido dada a atenção necessária. Essas frações semi-abandonadas são ricas em subjetividade e delas faz parte a auto-estima. Parece que a dificuldade que os professores encontram em estabelecer objetivos neste campo e avaliar os resultados da sua praxis pedagógica tem sido um dos principais motivos do abandono. Concluímos que é importante que dirijamos nossas investigações para o processo de ensino-aprendizado com o objetivo de esclarecer questões, tais como: quais os componentes destas frações?; como se dá sua construção?; como são externadas pelo indivíduo?; como avaliá-las?.
* Apoio financeiro - CAPES