A Auto-estima de Atletas Titulares e Reservas de Esportes Coletivos de Quadra
Por Fábio Heitor Alves Okazaki (Autor), Victor Hugo Alves Okazaki (Autor), Birgit Keller (Autor), Jeffer Sasaki (Autor), Josmar Coelho da Silva (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: A auto-estima é considerada um fator importante no domínio dos esportes. Este estudo teve como objetivo verificar se existe diferença nos níveis de auto-estima de atletas titulares e reservas de esportes coletivos de quadra. A amostra foi constituída de 971 atletas, sendo 553 do sexo masculino e 418 do sexo feminino de diferentes esportes (voleibol, basquete, handebol e futsal), com média de idade de 16,12 anos e d.p.= 4,26, participantes da XI International Cup, realizada na cidade de Curitba, em 2004. Material e Método: O instrumento utilizado para a coleta de dados, foi o de auto-estima para atletas (OKAZAKI, 2004), adaptado do Coopersmith self-esteem inventory (COOPERSMITH, 1967). A amostra foi dividida em dois grupos, G1 (atletas titulares) e G2 (atletas reservas). Para o tratamento dos dados foi utilizada uma ANOVA. Resultados: Os resultados da ANOVA demonstraram diferença significativa para a auto-estima entre G1 e G2, p=0,000019. A condição de titular apresentou níveis de auto-estima mais elevados (x=64,51%, d.p.=14,85) em relação aos reservas (x=60,55%, d.p.= 15,5). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, todos os atletas se
encontravam em níveis médios de auto-estima considerados normais (entre 55-75%), com os atletas titulares com maior nível de auto-estima que os reservas. Sugerem-se novos estudos com esta variável, envolvendo outros fatores ligados ao esporte.