Resumo

A autoexclusão ainda é um tema de pouca produção científica em comparação à outras temáticas voltadas à Educação Física Escolar. No entanto, observou-se durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, na atuação do professor de Educação Física escolar, que alguns alunos não participam das aulas. Este artigo tem o objetivo de analisar os motivos que ocasionam a não participação de alunos do 9º ano do ensino fundamental durante as aulas de Educação Física, bem como descrever e interpretar as ações dos sujeitos nesses momentos enquanto não executam as atividades propostas e refletir alternativas para minimizar tal fato. A metodologia empregada é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos foi composta por 71 alunos de duas escolas do 9º ano do ensino fundamental II, sendo, 34 do sexo feminino e 37 do masculino do município de Corumbá/MS. A escolha das escolas foi por conveniência. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com 12 questões abertas. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo demonstraram: que a falta de diversidade dos conteúdos nas aulas é um dos principais fatores da autoexclusão; e que os alunos se ancoram em desculpas relacionadas a problemas de saúde para não participar da aula. As aulas de Educação Física se transformam em tempo ocioso ou de lazer com o uso ilimitado do telefone celular.

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